Descrição

Dados informativos:

Edital nº 47/2010 - Chamada 2 - Pesquisa em Redes Temáticas para ampliação do conhecimento sobre a biota, o papel funcional, uso e conservação da Biodiversidade Brasileira.

Financiamento CNPq Número do processo: 563318/2010-4.

Financiamento FAPESP Número do processo: 2010/52318-6

Breve descrição:
  Este projeto visa à ampliação do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira em ambientes de campos rupestres. Para tanto, a construção desse conhecimento será baseada sobre as informações taxonômicas já existentes e, principalmente, as informações que serão levantadas acerca da diversidade morfológica desses microcrustáceos (nível interespecífico, intra-específico e supra-específico). 
  O levantamento concomitante de dados ecológicos ambientais in situ e em laboratório permitirão o teste de hipóteses explicativas para alguns padrões e processos relacionados à biodiversidade de microcrustáceos de cada um dos diferentes ambientes amostrados nos diversos campos rupestres selecionados para esse estudo. 
  Adicionalmente, pretendemos mapear a diversidade dos táxons de microcrustáceos pouco ou razoavelmente conhecidos, porém bastante diversos, como os Copepoda das ordens Calanoida, Cyclopoida e Harpacticoida, Syncarida Bathynellaceae, Conchostraca, Cladocera e Ostracoda, dentre outros, e confrontrar padrões de distribuição de diversidade taxonômica com variáveis explicativas potenciais como: 
  1. A distância entre campos rupestres; 
  2. a orogênese das bacias hidrográficas brasilieiras; 
  3. a presença de divisores de bacias hidrográficas, e 
  4. a ocorrência de campos rupestres em diferentes ecorregiões de água doce que, em alguns casos, podem englobar mais de uma bacia hidrográfica. 
  Constituir-se-ão uns dos objetivos principais deste trabalho, o mapeamento e o monitoramento sistemático das alterações das paisagens e de seus usos, através de fotografias e da aplicação de relatórios de avaliação ecológica rápida que, nesse último caso, serão adequados para os tipos de ambientes aquáticos presentes em campos rupestres. 
  Sendo assim, pretendemos que, com o levantamento local da biodiversidade, o mapeamento local e regional da sua distribuição, aliados ao levantamento de dados ecológicos, físicos e químicos, além do teste de hipótese relacionado aos padrões geográficos e geológicos vigentes, possamos, ao final, oferecer ferramentas bioindicadoras e patamares de referência para cada ambiente amostrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário